Professor da Universidade do Agro discute o uso de próteses e o sofrimento físico em animais silvestres em evento na UFU

O gestor do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Agro em Uberlândia, professor Cláudio Yudi, foi palestrante no 2º Encontro Abril Laranja, realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento foi promovido pelo Comitê de Direitos e Defesa dos Animais de Uberlândia (CDDAU) e integrou a campanha Abril Laranja, voltada à conscientização e ao combate à crueldade contra os animais. O encontro reuniu pesquisadores, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir o papel das instituições públicas, universidades e da própria sociedade na proteção e promoção do bem-estar dos animais sencientes - seres capazes de sentir dor, medo, prazer e outros estados emocionais.
Durante a palestra “Os animais têm consciência de seu sofrimento físico? O uso de próteses em animais silvestres”, Cláudio Yudi compartilhou sua experiência com projetos de reabilitação e a confecção de próteses personalizadas para animais silvestres atendidos no Hospital Veterinário da Uniube (HVU).
“Foi muito importante divulgar o trabalho realizado no HVU, especialmente na produção de próteses para animais silvestres. Recentemente, com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais e da FUNEPU, conquistamos recursos para aquisição de uma impressora de resina e um scanner de alta precisão, o que amplia nossa capacidade de desenvolver próteses sob medida para animais resgatados no Triângulo Mineiro. Esse avanço é essencial para que nossos alunos conheçam e participem de um projeto pioneiro entre instituições particulares de ensino no Brasil. Além de apresentar casos clínicos e reabilitações bem-sucedidas, a palestra também abordou fundamentos da neurociência, promovendo uma reflexão sobre a consciência dos animais à luz das descobertas científicas mais recentes”, comenta o médico-veterinário.
Iniciativa de médico-veterinário devolve qualidade de vida a animais com alguma deficiência, aliando inovação e compromisso com o bem-estar animal
O trabalho do médico-veterinário, Cláudio Yudi, se destaca pela inovação no cuidado e reabilitação de animais silvestres por meio de próteses personalizadas. Com apoio de alunos do curso de Medicina Veterinária e colaboração de diferentes áreas da Universidade, como a Odontologia, Yudi já liderou a confecção de próteses para tartarugas, aves e até um tamanduá-mirim.

Casos como o do cágado-de-barbicha Michelangelo, que voltou a se locomover graças a rodinhas adaptadas com peças de brinquedo, e da ave Maria Rita, que recebeu um bico de resina fixado com técnicas odontológicas, exemplificam como o HVU une criatividade, ciência e compromisso com o bem-estar animal. Outro destaque é o tamanduá Tamires, que, após um grave trauma, ganhou uma cadeira de rodas construída por um egresso da instituição.

As intervenções exigem abordagens multidisciplinares, como cirurgias complexas, fisioterapia, acupuntura, transfusões experimentais e tecnologias de impressão em 3D. Ao todo, já foram reabilitados animais como gaviões, carcarás, jabutis e lobos-guarás, todos atendidos com sensibilidade e técnica. A atuação de Yudi vai além da prática clínica: ele também compartilha essas experiências em eventos acadêmicos, fortalecendo a formação dos alunos e promovendo uma medicina veterinária mais inclusiva, ética e inovadora.
